segunda-feira, 22 de novembro de 2010

SOLIDÃO TEM CURA

                               "O  homem que tem muitos amigos pode congratular-se, mas há amigos mais chegado do que um irmão." (Pv. 18:24)
                               As  relações pessoais dentro e fora da igreja tem sofrido modificações radicais. E no inicio dessa nova era sofrerá agravantes mais acentuados. Penso que a humanidade provará o mal da solitude de uma forma impetuosa e implacável.
                                Os relacionamentos de hoje são rápidos e, forçosamente, mais efêmeros. Sabemos muito bem que para se construir amizades requer um certo tempo. Porém, tempo, é algo que as pessoas não tem. Qualquer coisa que demore um pouco causa angústia, o ser humano não suporta mais esperar e ceder seu tempo ao outro.
                                 Estar ficando difícil as pessoas se encontrarem, se tocarem e conversarem sobre coisas que seja relevante e as leve a comunhão. Nas grandes cidades os cidadãos recorrem a internet em suas multi-formas  para para interagir uns com os outros. A tecnologia é bem vinda, sem dúvida!
Todavia, relacionamentos aprofundados, saudáveis e duradouros se constrói com pessoas; olhando-a nos olhos, sentindo seu cheiro e calor, ouvindo sua voz -  inclusive aquelas  vozes que ele não consegue expressar. As máquinas podem nos ajudar nesse processo. Entretanto, relações via tecnologia são frios e impessoais. Não tem muito poder de aprofundar-se e gerar a graça e maravilhas que só acontece com seres humanos.
                                  A amizade é uma troca, é compartilhar, é amar incondicionalmente e, portanto , é também capacidade de respeitar e suportar o outro com suas  diferenças, imperfeições e virtudes.
                                   Não precisamos sofrer o mal da solidão. Quem busca a Deus encontra n'Ele um "amigo mais chegado..." e se torna capaz de ter amizades verdadeiras e sadias.
                                   A pior solidão é a que se vive em meio as multidões. É a que se experimenta na família, na igreja e qualquer forma de grupos humanos.
                                   No que tange a igreja, fica evidente que vivemos um período de crise no relacionamentos eclesiásticos. Existe rumores maldosos, fofoca, malícia e desconfiança em nosso meio. Com tudo isso ficamos decepcionados porque no convívio com os irmãos da igreja seria o de onde menos esperaríamos traições e outras "cozitas" mais... Todavia , devemos devemos estar cientes que o dia a dia com os irmãos tem seus percalços. Afinal de contas os nossos queridos são seres humanos falíveis a nossa semelhança. O Senhor Jesus conviveu com um Pedro que era conversador e dissimulado - Depois do pentecoste se tornou corajoso e ousado. Apesar de ser um traidor, Judas sempre foi amado por jesus ocupando um cargo de confiança em Seu ministério: o de tesoureiro.
                                   A despeito das adversidades que ocorrem nos relacionamentos dentro e fora da igreja, podemos ser "vacinados" contra a decepção. A presença de Deus em nós estrutura-nos e capacita-nos a superar as desilusões da vida.
                                    Como é maravilhoso termos um Amigo Eterno que nos entende, ama, acolhe, fortalece, restaura, alegra e nos dá paz.
                                     O amor humano (do pai, mãe, irmãos - de sangue e fé) deixam sempre a desejar porque são falhos. Apesar disso podemos desfrutar
de boas amizades com eles porque Deus nos capacita para tal e Ele sabe que precisamos de amigos para gozarmos de saúde emocional e espiritual.
                                    Creio que a chave para termos boas amizades estar na humildade. Devemos entender que as pessoas são limitadas. Há coisas que elas não poderão nos dar nunca. Logo, por que tanta cobrança? A solução é amá-las.   Jesus nos ensina isso; Ele nos ama apesar de nós.
                                     A solidão é provocada por vários fatores: intolerância, egoísmo, ódio, prepotência, etc. Quando somos tolerantes, compreensivos, perdoadores e afáveis nos tornamos mais receptíveis e acessíveis ao outro.
                                      A igreja pode ser o instrumento de Deus para construção de lindas amizades. Aqueles que buscam poderão achar nela cura, vida, perdão e acolhimento. Sobretudo, ela pode ser a comunidade (palavra bem sugestiva) dos amigos de verdade!
                                      Para aqueles que desfrutam amizade com Deus a deficiência (déficite) que a família , igreja e sociedade nos proporciona logo é superado porque só Ele nos satisfaz por completo. E por causa do amor d'Ele em mim estarei pleno pra dar amor ao invés de ficar cobrando.
                                      Eu não terei um milhão de amigos como canta o Roberto Carlos, mas tenho um amigo cuja amizade não tem preço ou comparação. Sua amizade vale mais que a de um milhão de amigos dessa terra; porqueela me torna capaz de amar o mundo inteiro.

                                A Missão Intinerante Edificar estar disponível para pregar em sua cidade e igreja
                         faça contato conosco

                                 Pense nisso ; divulgue esse blog e ministério.

10 comentários:

  1. Olá Josenildo!
    Concordo com você, hoje em dia as pessoas não tem paciência e nem tempo pra se dedicarem as amizades e isso acaba causando uma grande solidão. A pessoa sem vínculos torna-se uma ilha, suscetível a dores emocionais.
    Mas como você também escreveu: Eu não terei um milhão de amigos, mas quero o melhor e maior amigo sempre comigo, o Senhor Jesus!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. .."Formosos são os pés do que anunciam as boas novas, que pregam a paz.."
    Parabens pelo blog, pastor, que vidas possam ser ricamente edificados!

    ResponderExcluir
  3. A paz do Senhor Jesus, posso não ter um milhão de amigos, mas tenho o amigo dos amigos sempre comigo, o Senhor Jesus Cristo!
    Deus te abençoe, gostei dessa postagem, parabens pelo blog, pastor que vidas possam ser ricamente edificadas! , ja estou seguindo, se quiser me seguir entra em

    www.jesusdentrodobarco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. A paz do Senhor Jesus,
    Excelente esta postagem, e o conteúdo deste abençoado Blog !
    Já estou seguindo com certeza, e já indiquei para alguns amigos e vou continuar a divulgar. Vai ser vitórias para todos!

    Aproveito a oportunidade
    Para lhe convidar para ser
    Mais um amigo da “ROCHA”

    www.afamilianarocha.blogspot.com
    www.cristinaalvescantora.blogspot.com

    Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  5. Olá querido irmao, seja bem vindo ao meu blog e obrigado por tornar-se meu seguidor, ja fiz o mesmo. Parabéns, seu blog é otimo. Abraços

    ResponderExcluir
  6. Feliz Navidad y prospero año 2011.

    ResponderExcluir
  7. Olá, meu querido, seja muito bem vindo ao meu blog!
    Parabéns por esse trabalho e muito sucesso...

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, pelo blog e pelo texto, excelentes!!!
    Que o Senhor continue te abençoando!!!

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito do seu blog, que Deus derrame da Sua unção sobre sua vida! Louvo a Deus porque a Sua presença não nos deixa sentir solidão. Bom dia'O Senhor Jesus te guarde !

    ResponderExcluir