Só vive em solidão aquelas pessoas que não fazem amizade consigo mesmas. Essa ideia de que "ter amigos" resolve a questão da solidão considero uma falácia.
Pode parecer estranho a afirmação acima, contudo, vejamos: Tem muita gente que não se ama, não se curte, não gosta de si mesmas, são mal resolvidas, são complexadas e vive uma eterna carência sentimental...
- E as tais querem ter amigos! Penso que não conseguirão. Elas terão dificuldades de construir amizades profundas e bonitas com quem quer que seja.
Pessoas que não estão de bem consigo mesmas geralmente tornam-se extremamente difíceis para relacionamentos interpessoais; visto que em função de seu estado de alma enfermo, tendem a passar negatividades, transmitir ideias tolas e até impor certas cobranças absurdas aos próximos. Portanto, as pessoas com as quais pretende ser amigos (as), não suportarão esse tipo de relacionamento. Ao perceberem o "nível" de quem lhes quer como amigos (as), se não derem "um fora" direto, aceitarão um relacionamento digamos amistoso e superficial; porém, não desenvolverão nada em profundidade. Porque quem não está em paz e não tem harmonia interior andará sempre projetando em quem se relaciona suas frustrações, traumas, faltas, recalques e tudo o que não presta. Quem vai querer amigos desse naipe?
Enquanto a pessoa não se resolve entrando em um "diálogo" sincero consigo mesma - numa amizade aberta, verdadeira e profunda, repito, consigo mesma; não terá amizades verdadeiras!
Ela ficará sempre só, ainda que participe de grupos de igreja, grupos de jovens, grupos de meia idade, grupos (de a - z). Mesmo que tenha uma grande família e seja uma pessoa que trabalha com o público (professor, pastor, sindico, político, etc) - ela permanecerá "só", embora vivendo no meio de grupos, família e multidões! Porque a questão não é e tão pouco está nos outros, a questão é ela; a questão tem a ver com o eu.
Você já notou que quando se fala de solidão logo o tema é direcionado para relacionamento com pessoas? Sim, faz "parte". Porém, é apenas uma "parte" de um TODO. Digo isso porque tem gente que está buscando nas amizades coisas que nunca terão! E interessante que elas (as "buscadoras" de amigos) ainda ficam decepcionadas, revoltadas e ofendidas quando seus mimos e desejos não são satisfeitos.
Considero que seja falta de maturidade e sabedoria dessas pessoas que desejam tanto das outras; quando na verdade, o problema são elas mesmas. Repito: Elas precisam entrar em diálogo e comunhão consigo mesmas. Mas, como é isso? Simples: Perguntar a si mesma como está, ponderar seus sentimentos e emoções, avaliar suas crenças, considerar o que lhe angustia e dói, etc. É com esse relacionamento e conversa comigo mesmo que passo a me conhecer mais e ganho consciência de quem "eu sou"!
Quem não se conhece vive sempre atrás ou preocupado (a) com o que os outros vão falar ou achar sobre si. Viverá sempre se anulando para agradar platéia. Gosto do ditado que diz: "Conversa de arquibancada não muda resultado de jogo". Por isso é melhor você criar sua realidade de vida, procurar ser autêntico e genuíno do que procurar viver em função do que pensam ou deixam de pensar sobre você.
E aí? Você é seu amigo? Já conversou consigo mesmo hoje? Se a resposta for "não", sinto muito! Você está realmente só! Nem adianta ter "um milhão de amigos" (como canta o Roberto Carlos). Como ter amigos se não sabe nem desfrutar dá pessoa mais linda, simpática, capaz e poderosa que é a que está bem aí no seu interior!
Não ignore o poder e grandeza que têm no seu intimo, não ignore a riqueza que é a sua alma! Aconselho a interromper essa busca infantil por amiguinhos com urgência! Posso até imaginar pessoas que estão vazias de vida interior passando horas e mais horas, de grupos em grupos, pelas redes sociais... E isto é pior ainda, porque os meios digitais apesar de bem vindos, precisam ser utilizados de forma criteriosa e com filtro. Para fazer amizade pelas plataformas (facebook, whatsaap, msn) é fácil, basta um clique! E basta também ser tolo para acreditar nos perfis falsos e photoshop. Amigos pelas redes sociais não passa de fantasia de uma geração que clama por significado e respostas aos anseios mais profundos do ser.
FAÇA AMIZADE CONSIGO MESMO! A partir daí surgirão alguns (poucos) relacionamentos com pessoas bem legais que poderão se tornar amigos bem chegados (poucos também). E tudo isso será uma consequência que virá apenas acrescentar e agregar valor em sua alma porque você se sabe em quanto ser; não é que você anda correndo como um carente desesperado atrás de amizades pelo mundo a fora.
Seja a melhor companhia pra você mesmo!
Tudo de BOM pra você!
Leia nossos e-books! Tenho certeza que você vai gostar! Clique aqui! Quero saber sobre os E-books!