TINHA UMA PEDRA NO CAMINHO... Porém, O OBSTÁCULO DO CAMINHO É O CAMINHO
Conta-se uma história muito antiga de um rei que governava um povo muito acomodado, arrogante e preguiçoso.
A postura daquele povo incomodava aquela realeza pois ele percebia que do jeito que as coisas iam o seu povo não seria conquistador e prospero.
O rei teve a ideia de ensinar algo ao povo. Para tanto ele teve um plano: Ele colocaria uma pedra bem grande bloqueando a estrada bem na entrada principal da cidade. Porém, ele ficaria em um lugar, e as escondido observaria a reação dos seus súditos.
* Como o povo reagiria?
* Será que se juntariam para retirar a pedra?
* Ou ficariam desanimados olhando a pedra e voltariam pra casa?
O rei ficou muito decepcionado ao observar que milhares dos súditos olhavam a grande pedra e voltavam pra casa. Poucos tentavam remover a pedra do caminho, mas, sem muito empenho; desistiam muito rápido. Haviam também aqueles que reclamavam da situação, xingavam o rei, praguejavam e amaldiçoavam o rei por conta da situação. E assim foram por muitos dias.
Até que, um camponês solitário que chegou a cidade se aproximou da pedra decidindo que não a deixaria ali obstruindo o caminho. Ele não desistiu. Ele forçou várias vezes, tentando tirar a pedra daquele lugar; porém, não deu certo. Foi quando ele teve uma ideia: Ele foi a um bosque próximo dali para tirar uma madeira que desse para usar como uma alavanca. Finalmente, veio com uma grande tora de madeira que ele havia entalhado tipo uma cunha (parecido pé de cabra).
E assim conseguiu tirar a pedra enorme do caminho. Debaixo da pedra havia uma bolsa com várias moedas de ouro e um bilhete do rei que dizia: "O OBSTÁCULO DO CAMINHO É O CAMINHO".