MENTALIDADE DE OVELHA, ATÉ QUANDO?


Por que o pastor defende as ovelhas dos lobos? Resposta: Porque as ovelhas estão sob sua responsabilidade e “pertencem” a ele. O pastor tem nas ovelhas direta ou indiretamente a sua subsistência. Ele, ou quem o assalaria para cuidar delas é que deverá tosá-la, ordenhá-la e matá-la; não o lobo, visto que, este já vem atacando as ovelhas de forma brusca, selvagem e brutal.  Portanto, para a ovelha não muda nada. A ovelha terminará sempre morta; seja pelo lobo ou pelo pastor. "Os rebanhos servem para ser dominados". (M. Biglino).
         Nós, digo, a humanidade, fomos educados ou doutrinados para sermos ovelhas. O sistema dominante e perverso elaborou estrategicamente toda essa estrutura social que conduz a humanidade como “gado” (ovelha) para fornecer tudo o que dispor a quem se acha no direito de desfrutar das vidas humanas. Porém, quando o ser humano acorda e passa a pensar com sabedoria, abandonando a mentalidade de ovelhinha, daí então, começa viver com exuberância e em pleno potencial para o qual foi projetado pelo DEUS ABSOLUTO!
         Algumas informações interessantes sobre a ovelha: * É um mamífero ruminante, bovídeo da família dos caprinos. A ovelha propriamente dita é apenas a fêmea, o carneiro é o macho e o cordeiro é o mais jovem.  * Ela é extremamente dócil e mansa. Não tem visão de longo alcance, tem pouca velocidade e, portanto é uma presa fácil. Todos os animais têm suas defesas próprias. O cavalo usa o coice, o cachorro usa as presas para morder, o gato usa as unhas e as presas, o galo usa o bico e o esporão; todos podem se defender. * Mas, a ovelha é totalmente vulnerável, não tem como lutar nem como se proteger. * Ela fica no fim da cadeia alimentar por não possuir habilidade de defesa alguma. No dia em que vai pro abate ela fica quieta em um canto, inerte, não morde nem dá coices; simplesmente, vai...
         * É um animal medroso. A presença pastoral é muito bem identificada por ela, porque grava a face do pastor, o cheiro, bem como sua voz fica perfeitamente registrada em sua memória. Ao perceber a ausência do pastor a ovelha entra em pânico a ponto de sair do aprisco desnorteada com grande risco de ser devorada. E, quando uma ovelha vê outra correndo apavorada, se agita, fica também apavorada e segue atrás.
         * A ovelha se destaca também pela ingenuidade. Não sabe diferenciar a erva próprio para alimentar-se de uma erva venenosa. Daí o cuidado do pastor em selecionar a erva (capim) apropriado.
          * Economicamente falando, a ovelha é de grande rentabilidade.  Ela produz lã sempre, desde que nasce; quanto mais tosquiada mais lã produz, a qual serve para fazer roupas e tapetes. Sua carne é amplamente consumida. Do seu leite derivam-se excelentes queijos e suas fezes pode ser aproveitada como adubo. Até a urina acaba sendo utilizada em medicamento cosmético. Da gordura que a ovelha libera, é elaborada a lanolina, uma substância que é usada para fazer pomada.
         Segundo a Bíblia, Jesus Cristo vê o ser humano como "ovelha sem pastor": “E, vendo a multidão, teve grande compaixão deles, porque andavam desgarrados e errantes como ovelhas que não tem pastor.” (Mateus 9: 36). Isso me soa como um grande alerta! Além de ser ovelha e ainda sem pastor? Temos aqui algo muito significativo. É como se o Cristo nos estivesse dizendo: - Acordem! Despertem! - A situação de vocês é delicada neste planeta!   
         No meio evangélico é de praxe usar esse texto para falar dos pastores displicentes que não cuidam bem do rebanho (igreja/congregação) e deixam a desejar no erviço pastoral. Ou então, usam o texto para falar dos "lobos" que são (segundo tais intérpretes) os mercenários e exploradores da fé. Eu não vou seguir essas linhas de interpretações. Procuro ver a partir do que pode ser chamado de estrutura geral. Porque o sistema religioso como um todo é especialista em devorar e trucidar "ovelhas", ou seja, o ser humano.  E interessante, o mesmo sistema produz tanto pastores quanto os lobos. As pessoas que não andam alertas, cairão nas garras de um ou de outro. Daí o cansaço em muitos que vivem decepcionados com religiões e igrejas. Andam congregando de denominação em denominação e sem encontrar respostas que satisfaçam suas perguntas e angustias da vida. Pelo contrário, tem que fugir, para não serem “devorados”.
         Quem se acomoda ao sistema tem que pensar como ovelha, como pastor ou lobo; afinal de contas, como já citei Biglino  acima: "Rebanho existe para ser dominado" (Grifo meu). O que se deve fazer nesse contexto religioso de “pastor-ovelha-rebanho” é aceitar passivamente o que está estabelecido e se adequar. Portanto, não importa se é escravo ou livre nessa terra onde a humanidade vive subjugada debaixo das mais diversas explorações travestidas de liberdades. E para nos acalmar e consolar-nos dizem que "o que vale é chegarmos ao céu salvos" e a resignação é o meio para tanto. Assim deve pensar a sofredora "ovelhinha".
         A mensagem do evangelho sempre foi usada de forma covarde para aprisionar os humanos incautos e se aproveitar de suas dores e angústias. O cristianismo sempre pregou a servidão e dependência. Averigue bem a história da igreja. A essência do cristianismo sempre foi favorável a tirania e a exploração. Novamente, pesquise a história do cristianismo a fundo. O verdadeiro cristão nesse caso, não passa de uma verdadeira ovelha ou mesmo um escravo que se rende e consentindo exclama: “Está tudo bem; não devemos nos preocupar. A vida é curta e tudo vai passar”. E por essa linha de raciocínio caminham as multidões. Milhares de pessoas seguem submetidas ao sentimento de vitimização, induzidos pela religiosidade; e isto é lamentável e trágico!
         O nosso chamado "inconsciente coletivo" nos informa que somos ovelhas. Está no DNA, vem por gerações. Logo, ficou mais fácil para o sistema de crenças limitantes imperar a séculos. O que temos neste planeta? Temos: Crueldade, perversidade e exploração da humanidade. Eu clamo por um “despertamento” nessa geração. Clamo para que haja iluminação, lucidez nas mentes, e para que as pessoas saibam que O TODO, e FONTE UNIVERSAL absolutamente não nos criou ovelhas! Ele nos fez a Sua imagem. Somos humanos dotados de luz, sabedoria e poder. Porém, a "organização das trevas" subjugou a raça humana e dela tem se aproveitado fazendo-a crer que não passa de fraca e indefesas ovelhas neste planeta.
                Mentalidade de ovelha, até quando? Somos nós que determinamos. Nós que indicamos o curso de nossas vidas. Quando não conduzimos a nossa jornada, outros tomarão a direção e conduzirão ao seu bel prazer. E os tais serão “pastores-lobos" vorazes.Tenha certeza que vão usar e abusar até a última gota de sangue da ovelhinha inocente! Mentalidade de ovelha não cabe em nós. Paremos com isto! Nossa mente é superior!   Até quando prosseguir pensando como gado? Você decide!

                 Veja mais em meu E-book: "VOCÊ MESMO CRIANDO A SUA REALIDADE DE SUCESSO" O tema que trabalhamos acima está co-relacionado ao assunto do e-book. Saiba mais e adquira o seu clicando AQUI AGORA! 
                  







Bíblia, leitura subjetiva e leitura objetiva


Bíblia, leitura subjetiva e leitura objetiva

       
A Bíblia pode ser lida de forma subjetiva ou objetiva. Dependerá da 'cabeça' do leitor, sua formação e percepção.  Que tipo de leitura você faz da Bíblia? A tua resposta revelará o seu tirocínio, nível de maturidade espiritual e lucidez ante a vida.
        Quando lemos a Bíblia de forma subjetiva não captamos detalhes cruciais.  A leitura subjetiva é feita de forma digamos, "apaixonada" e muito particular, visando “alimentar a fé ou crença”. É também chamada de leitura estimuladora (para dar inspiração ou motivar). A maioria dos crentes praticam essa modalidade de leitura. Lamentavelmente, é uma leitura carregada de misticismo e ingenuidade. O leitor só vê o que quer ou o que "alguém" queira que ele veja. Tal leitura não permitirá que o crente perceba detalhes preponderantes nas Escrituras.
            Outro detalhe quanto a leitura subjetiva é que muitos praticantes da mesma tiram certas conclusões por meio das chamadas "revelações". E lamentavelmente, por conta dessas tais "revelações", surgiram e surgem interpretações absurdas! 
             A leitura objetiva é feita com mais precisão e lógica; o intuito é examinar o texto cuidadosamente. Nesse tipo de leitura os detalhes são importantes, o raciocínio lógico é usado para entender os assuntos; há interesse em saber o que está realmente acontecendo naquele momento (pano de fundo), o leitor procura levantar informações, faz perguntas, ver o que há nas entrelinhas, grifa partes do texto que julga digno de mais estudos, faz anotações...
         Não é necessário fazer um curso teológico para ver que a Bíblia é um conjunto de livros que inspiram cuidadosas análises. Ela foi escrita a milhares de anos atrás, as línguas que usaram para escrevê-la pertence a uma cultura totalmente diferente da nossa (português). A Bíblia foi escrita em hebraico, aramaico e grego. O que temos hoje chamado de “Bíblia Sagrada” é o resultado de muitas cópias de cópias dos originais. Depois com base em decisões de concílios de bispos católicos foi votado quais livros deveriam compor o que chamaram de Cânon bíblico e quais deveriam ser deixado fora. E claro, devo dizer que houveram muitos interesses pessoais e políticos nisso tudo.                                                                                           E por fim, vieram também as traduções da Bíblia para outras línguas. Esse trabalho se deu levando-se em consideração a interpretação de linguistas que o fizeram conforme seus pontos de vistas e segundo acharam que melhor se ajustava para a compreensão do povo cujo idioma a Bíblia era traduzido. Portanto, o que temos hoje da Bíblia não corresponde cem por cento ao que foi escrito no original. Logo, deve ser lido com espírito critico e inquisitivo. Visto que estamos lidando com livros cujo a língua desconhecemos e cujas traduções foram continuamente alteradas. Por conseguinte, é possível muitos pregadores bíblicos  estarem pregando e ensinando como ‘verdadeiros’ determinados temas baseados em traduções que em suas concepções fundamentais são enganosas. Não podemos descartar tais possibilidades. Basta averiguar os textos de forma desapaixonada e perguntar: * O que o autor realmente quis dizer originalmente? * O autor disse isso mesmo? 
            Há muito mais que devemos entender na Bíblia e a grande maioria nem imaginam! Se soubessem, reveriam seus conceitos e crenças. Para tanto, devemos deixar de ler este livro ou conjunto de livros superficialmente. Devemos estudá-los sempre procurando ver o todo ao invés de ficar atrelado a versículos e textos "prediletos".
            O estudante sério entende imediatamente que “examinar as Escrituras” é uma tarefa que requer aplicação. Caso contrário, ficará a mercê da interpretação, ensino e doutrinamento de terceiros. Se assim o for, estará agindo com grande irresponsabilidade consigo mesmo ( e pior, quando sai a "fazer discípulos")!                                                                    Deixar que outros determine com suas interpretações a formação do meu conceito e concepções sobre DEUS, bem como o estilo de vida que devo ter  é algo muito sério! Pois assim, estou fugindo e me anulando de uma tarefa que me é pertinente.
            Quero te garantir que ao iniciares sua jornada de busca da verdade ficarás maravilhado (a)! Porque tu mesmo começarás a encontrar as respostas, farás as avaliações e julgarás com base na tua inteligência; separando o verdadeiro do enganoso. Pois é para isto também que devemos usar nossa inteligência: para analisar, esquadrinhar, e julgar o que lemos e ouvimos, para não sermos "gado" que segue a manada. Devemos ser gente boa, INGÊNUOS, NÃO!                                                                                                                                  Basta de sermos pessoas inocentes que são manipuladas pelos que se acham os “donos da verdade”! Vá em busca! Estude! "Quem pesquisa acha"!

            Cabe uma pergunta aqui no final para você meditar:   
 
                                                Como o ser humano pode permitir que alguém apresente a Bíblia ou qualquer outro livro dito "sagrado" como verdadeiro sem averiguar cuidadosamente por si mesmo?  


                Em meu e-book "VOCÊ MESMO CRIANDO A SUA REALIDADE DE SUCESSO" Falo mais um pouco sobre como o sistema de crenças trabalha as mentes das pessoas para influenciar, manipular e dominar utilizando a crença. Saiba mais.  Clique Aqui!