quarta-feira, 27 de junho de 2012

OS LOUVORES MANIPULADOS - Abaixem o som!

       Com muita frequência  as   congregações usam as músicas (louvores) mais tocados ou executados pela mídia. Geralmente são as músicas desses cantores que estão em evidência; os mais badalados...
        Eu questiono seriamente essa preferência musical evangélica. Porque as redes midiaticas do mundo gospel divulgam segundo suas conviniências, ou seja , conforme o interesse financeiro. Em fim, propaga-se os cantores que vendem mais.
         A questão não é bem o talelnto, a vida com Deus e adoração verdadeira. A questão é que eles dão retorno financeiro. Portanto, esses meios "poderosos" de comunicação que dispõem de fábulas monetária para divulgar e expor
          os trabalho dos cantores rentáveis a todo instante, os porão em visibilidade praticamente 24 horas por dia. E portanto, estarão constantemente em cena ( no rádio, tv, net...) . É a publicidade - o marketing em ação.
           Resultado: A mente do povo evangélico é bombardeada por esses nomes e músicas a toda hora. Ocorre a famosa "lavagem cebral". Pronto! O povo está manipulado e sob total controle da indústria da música gospel.
             Quer fazer um teste? Visite ao menos cinco congregações em seu bairro; ou, se viaja o Brasil, assista aos cultos na cidade que chegar. Certamente você ouvirá  as mesmas músicas.
              Entretanto, o povo de Deus não deveria se portar como  manada que faz tudo simplesmente porque "todo  mundo faz". Chega disso!!!
               Precisamos de discernimento (discrenir significa VER). A algumas décadas a traz só cantava-se os hinos da harpa cristã, do hinário, cantor cristão e etc. Era tudo manipulado, como o é agora. A história se repete, só que, no momento, ela se apresenta com uma nova roupagem. Atualmente, ela está mais sofisticada ou informatizada.
               Precisamos de pessoas nas congregações que componham músicas (louvores)  ou que busque variar mais as canções. Tem gente boa por ai cantando coisas excelentes. Basta pesquisar. A diferença é que elas não estão no mercado  gospel.- Que Deus as conserve assim. São pessoas que adoram a Deus pelo simples prazer e não por comércio ou exibicionismo. Portanto, chega desses cultos apapagaiados. Deus é o Senhor da inspiração;   Ele dá canções as mais variadas,concede lindas poesias e fornece-nos músicas inéditas! Por que então ficarmos bitolados e retidos, reféns de uma (repito) indústria musical gospel?
                E como se não bastasse, o volume do som nas congregações revela uma falta de sencibilidade musical gritante. Gente! Que falta de educação!!! É um som alto e ensurdecedor. Os play-backs e os levitas geralmente dublando (o que já demonstra pobreza musical) com o som nas alturas. 
                  Eles insistem que o povo os acompanhem. Mas, como cantar? Porque nesse caso, só se for gritando e muito... visto que as caixas de som estão quase estourando.
                    Os líderes de louvor e pastores deveriam ser mais cuidadosos quanto a música. Como é que os louvores são conduzidas de forma que os instrumentos e microfones dos cantores  cobrem as vozes da congregação? Como participar de um louvor em que você não consegue ouvir a  sua própria voz?
                     Por favor, ao menos em respeito as crianças , idosos , doentes e vizinhos: abaixem o som! Os instrumentos e microfones servem apenas para a condução musical e acompanhamento do povo. Não é para sobressair-se e dar show. Adorem a Deus com o povo e ouça-os!
                       Chega de música evangélica manipulada!
                        Por gentileza abaixem o som!
                 É a minha opinião com respeito e amor. 
                        Missão Intinerante Edificar - Josenildo
               

Um comentário:

  1. Olá meus queridos irmãos, Graça e Paz.
    Parabéns pelo blog muinto edificante. Como sempre tenho dito; crescemos quando lemos, quando compartilhamos e que aprendemos. Aprendendo uns com os
    outros crescemos na graça e conhecimento.
    Aproveito a oportunidade para compartilhar também o nosso blog. Notícias, Eventos, Músicas, reflexões e tudo que move o meio gospel.
    Ficaremos felizes por vossa visita e mais ainda se nos seguir-nos.
    Deus continue lhe abençoando Ricamente
    Josiel Dias
    Mensagem Edificante para alma
    http://josiel-dias.blogspot.com.br
    Rio de Janeiro

    ResponderExcluir