segunda-feira, 11 de julho de 2011

PÚLPITO: TRANSPIRAÇÃO OU INSPIRAÇÃO?

                  Eu tenho visto alguns dvds de certos pregadores tidos como pregadores "Tops" no mundo gospel brasileiro e internacional. Analisando-os com atenção em suas práticas me veio alguns questionamentos. Vou mencionar aqui alguns dentre muitos outros:

                 1) Eles transpiram demais. Por que tanto suor? Será que os mesmos tem problema de saúde? Não estou me referindo a todos, obviamente... Mas, é comum entre eles o uso de toalhinhas; e haja transpiração! Será nervosismo?
 Será tensão? Será o ambiente pouco ventilado?
                  Tenho aconselhado aos meus alunos do curso de teologia, que se precisarem limpar o suor quando estiverem expondo a Palavra que usem um lenço de forma discreta.
                  É natural que o preletor transpire, todavia, observo que tem ocorrido exageros da parte de certos "conferencistas". E haja gritos! haja berros! Eles são bem inquietos no púlpito; parece-me que querem se superar ou imprecionar o público com gestos enérgicos, pulos, cara feia e movimentos excêntricos. E haja transpiração!
                 2) Interessante: Os que menos transpiram nesses dvds, tem mais conteúdo, mais profundidade  bíblica, teologia mais coerente e hermenêutica mais sadia. Suas mensagens são  reflexivas e naturalmente ungidas.
                  Nos evangelhos é muito comum o relato de Jesus pregar sentado. (Mateus 5:1,2 e 13:1,2). Não consigo ver o meu Mestre pregando todo espalhafatoso...
                  Paulo tinha  por objetivo a manifestação do Espirito em suas preleções. Não estava preucupado com 'performance' que impressionace as pessoas. (I Cor. 2:1-5).
                  A história da Igreja relata de pregadsores usados por  Deus de forma maravilhosa. Contudo, isso ocorria na maior simplicidade. Jonatas Edwards, pregou sobre "Pecadores nas mãos de um Deus Irado". Diz a história que ele lia o sermão (folha por folha) e as pessoas choravam, tremiam, gritavam por misericódia e algumas até caiam ao chão... Porém, ele não forçou uma situação. Devo repetir: Ele lia o sermão. Por que hoje só dá IBOP quem prega sem ler nada e mexa (agite?) o povo. É porque tem gente que gosta de "movimento" e "excitação". 
                  A igreja tem esquecido que  o importante é que o Espirito toque os corações. Como faz falta em nossos cultos os pregadores inspirados e verdadeiramente usados por Deus.
                  Nos preocupa nessa  era de engano e forte jogo de marketing, dos shows gospel, pregadores e cantores estrelas; onde o que vale é performance e não o conteúdo e vida comprometida com o Reino a inconsistência nos sermões e falta de vida.
                  Estou cansado de ver tanta pantomima, ouvir gritos e berros sem sentido, chega de tanta histerias e mensagens que leva a nada e a lugar nenhum. Perdoe-me a redundância.
                  Chega de pregadores apenas suados. Precisamos é de pregadores inspirados pelo Espirito Santo, pois é dEle que vem a graça, o fogo, o toque de Deus e o avivamento que tanto  precisamos e buscamos!
                   Quem vive o evangelho e sabe o que é em Cristo não precisa se superar no púlpito para tentar provar algo a alguém; porque quem é,  simplesmente é!   E  pronto!
                    As palavras, os gestos, os movimentos e expressões de quem vive Cristo fluem naturalmente com graça, autoridade (muitos a confunde com grito e não é), educação e sabedoria.
                    Que o doce Espirito que é Santo e Nobre levante nessa geração pessoas simples, humildes sem ambição de se aparecer e dispostas a pregar a Palavra da Verdade nesses tempos do fim  tão cheio de pregadores aos berros e suados porém, para nossa tristeza: vazios de Deus.
          

8 comentários:

  1. Ola prezado amigo
    Estou na final da ostra poesia, me desculpe por mais uma vez vir lhe pedir votinho para a minha poesia, Precisamos. Mas sem a sua ajuda eu não irei conseguir. Prometo que passando esta fase eu virei comentar apenas sobre o conteúdo de seu trabalho.
    Como votar você entra no link …http://ostra-da-poesia-as-perolas.blogspot.com/
    No final paginas das poesias esta escrito
    VOTE CLICANDO NA PALAVRA COMENTÁRIOS Lindalva 1 comentários
    Por favor coloque coloque o nome da autora e da poesia, ( Precisamos ... Maria Alice Cerqueira e o nome do seu blog. para que Lindalva possa confirmar seu voto.
    Desde já lhe agradeço de coração.
    Tudo do melhor para você.
    Abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  2. boa noite aos Ferreira. Obrigada pela visita no meu blog Ostra da Poesia, só esqueceu de votar :-( beijos

    ResponderExcluir
  3. MUITO BOM! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA!” A bíblia é a divina revelação da palavra de Deus e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? A bíblia apóia o homossexualismo? Quem não herdara o reino de Deus? O que devo saber sobre idolatria, imagens e escultura? O que devo saber sobre o único batismo? Será que tem uma seqüência para salvação? A quem eu devo me confessar, quem pode me perdoar? Religião salva alguém? Essas e outras perguntas e respostas em:
    www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
    Você pode dizer, eu já sou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, divulgue este site, porque: “Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. E irão vagabundos de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão." ( Amós cap 8 ver 11 e 12 )Fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” (II Pedro cap. 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo o homem. (I A Timóteo cap 2 ver 5 e 6)
    Seja sua bíblia, católica ou evangélica, aqui você vai tirar suas duvidas.
    www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
    E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara (João cap 8 ver 32) Se você tiver coragem de perguntar, a bíblia terá coragem de responder!

    ResponderExcluir
  4. olá presado amigo e irmao na fé. entrei pela primeira vez no seu glog, hoje. esse post que li me levou a refletir muito em tudo que se passa hoje no meio cristao.

    É um tempo de reflecxao o que vivemos hoje...

    um abraço pra esse lindo casal!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!
    Hoje vim lhe agradecer pela sua bondosa presença lá no meu cantinho, através de um simples selinho, 300 seguidores , feito com muito carinho.
    Agradeço-lhe de todo o coração!
    Abraço fraterno!
    Maria Alice

    ResponderExcluir
  6. Graça e paz irmão...

    Concordo muito com o seu texto... precisamos de inspiração do que transpiração. Agradeço pela visita

    abraços

    ResponderExcluir
  7. PARABÉNS PELO BLOG PASTOR JOSENILDO. MENSAGENS EDIFICATES. QUE O SENHOR ABENÇÕE ABUNDANTEMENTE SEU MINISTÉRIO

    ResponderExcluir
  8. É meu irmão, hoje temos muitos atores nos púlpitos.

    ResponderExcluir