quarta-feira, 13 de outubro de 2010

UMA PERGUNTA E O EVANGELHO ''COISIFICADO''

Nós estamos sempre expressando nossos anelos e desejos. É natural compartilharmos projetos com parentes, conjuges, amigos e irmãos de fé. Afinal de contas, ficamos como que encantados; absortos e eufóricos em meio aos sonhos que sempre nos pomos a relatar a alguém.
                                    Ocorre que pelo fato de nem sempre conquistarmos as coisas que almejamos ficamos frustrados e nos decepcionamos. Uns tornam-se amargos, outros ficam céticos e desanimados ao extremo. Certas pessoas, não suportando a in-realização de um sonho, resolvem então, dar fim a própria vida.
                                     A maneira de se lidar com tal
 decepção dependerá do grau de experiência de vida (maturidade), sabedoria e o mais importante: Conhecimento de Deus.

                                        Uma vida na presença de Deus. Esse é o maior projeto de uma pessoa.
                                                 
                                                     O rei Davi não descansou enquanto não concretizou o seu maior projeto: Levar a arca da aliança para Jerusalém. No Salmos 132:4-5 ele diz:

                           "não darei sono aos meus olhos, nem repouso às minhas pálpebras, enquanto não achar lugar para o Senhor, uma morada para o poderoso de Jacó."


                                            Temos nestes versiculos uma referência a arca da aliança e construção da templo para acômoda-la. Analisando a história bíblica descobrimos que o salmista não edificou o templo e sim o filho Salomão. Porém, a presença de Deus (representada pela arca da aliança) foi a sua maior aspiração. Ele fala, ora, canta, projeta e até guarda algumas economias para concretização desse ideal (algo em torno de 3.000 toneladas de ouro); sem falar nas toneladas de prata, cobre, etc. Leia I Cron. 22:14.
                              Davi era falho, imperfeito e pecador semelhante a mim e você que agora ler esse texto. A Bíblia não omite seus erros e pecados. Entretanto, havia uma virtude que o tornava diferente: O amor e devoção queimavam em seu intimo por Deus! No entendimento desse grande adorador, o ETERNO era mais importante que títulos, posição, reino, fama, riqueza, etc...
                              Lamentamos pelo fato de vivermos um evangelho tão  "coisificado". Nele, o relacionamento com Deus é pautado ou embasado pelas coisas que posso ter d'Ele.
                              Vivemos uma época de superficialidade nos relacionamentos humanos. Estamos na era dos descartáveis - usa e joga fora. Isso se reflete na vida cristã refletido pelas atitudes interesseiras da igreja. 
                              Precisamos conhecer mais a Deus. Nos relacionar com zelo e dedicação aos assuntos do Espirito. Nos achegar a sala do Trono, ouvir Sua voz, esudar  Sua palavra, orar e adorá-lo.
                              Estou falando de comunhão profunda e estreita com o Senhor Deus. É isso que busco para minha vida e geração.
                               Precisamos rever nossos conceitos, valores e motivaçõs. É tempo de mudança! Se faz necessário um reavivamento do Espirito com urgência! A pergunta de Davi é a pergunta que não quer calar: 

          "Como virá a mim a arca do Senhor?"  ( 2 Samuel 6:9)

                            Nós estamos sempre fazendo outras perguntas. E elas estão sempre voltadas para as coisas que posso ter de Deus. Consequentemente o evangelho perde a graça, o poder e o amor porque termina virando mero comércio - "toma lá - da cá".
                            Bençãos de cura, prosperidade e milagres são coisas para o aqui; são temporais. O povo as recebe e logo esquece.  A multidão que acompanhava ao Senhor Jesus sempre via os sinais que Ele realizava. Entretanto, estavam pedindo mais milagers (S. João 6:29). Você compreende?
Por mais estonteantes e impactantes que sejam os milagres e bençãos, não são suficientes para satisfazer a alma humana.

                             Eis ai uma pergunta prepoderante: Como eu posso ter mais de Deus em minha vida? É uma questão que meche  com todo o nosso ser e nos estimula a uma atitude de entrega sábia e radical ao ETERNO. Pois só teremos mais de Deus a medida que nos rendemos aos Seus pés. É dai que vem a verdadeira alegria, satisfação, plenitude e libertação do egoismo.


                                 "Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença
                                  há abundância de alegrias; à tua mão direita há
                                  delícias perpetuamente."   (Salmos 16:11)


                               O que torna um cristão pleno é a presença de Deus em sua vida. As demais coisas passam... Podemos viver com ou sem elas. Porém, Deus é insubstituivel. Nada nem ninguém ocupará o lugar que pertence a Ele.

                              Oração: Amado Deus, carecemos tanto do Senhor. É algo tão intenso que não conseguimos expressar com palavras. Por isso pedimos ao Doce Espirito Santo que nos ajude intercedendo por nós com gemidos inespremíveis.
                                     Perdoa-nos como igreja pela mercantilização do evangelho. Liberta-nos do apego as coisas que o Senhor pode conceder bem como da busca desesperada por elas. Dai-nos o que mais precisamos:
Dai-nos mais de Ti, para que O conheça-mos e possamos viver o Teu Reino. Amém!

                                Eu encerro dizendo que a Missão Intinerante Edificar é um ministério a disposição da igreja de Cristo. Somos instrumentos de Deus para despertar nossa geração a luz da Palavra no intuito de conscientiza-la a buscar a face do ETERNO. Faça contato conosco.

                               Aceite meu abraço.

                        Divulgue nosso blogger e ministério.

Um comentário:

  1. Paz do Senhor,

    Parabéns, pelo seu trabalho neste blog. Que Deus em Cristo Jesus continue lhe abençoando poderosamente.

    Estou seguindo o vosso blog.

    Aproveito pra lhe convidar a visitar meu blog também. Avivamento pela Palavra é um blog voltado aos amantes da Bíblia sagrada como Verdade Absoluta e que só através Dela seremos mais crentes e mais cheios do Espirito Santo. Comente, pois seus comentários são muito importante para mim poder estar sempre em melhorias no meu blog.

    http://www.alexandrepitante.blogspot.com/

    Siga-nos também.

    Fica com Deus.
    Abraço em Cristo, Alexandre Pitante.

    ResponderExcluir