terça-feira, 19 de outubro de 2010

A IGREJA VAI BEM?

                            "Ouvi, Senhor a tua palavra e temi; aviva, ó Senhor,
                             a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos   a
                             notifica; na ira lembra-te da misericórdia."   (Hab. 3:2)

                         
                                 Quem ler a Bíblia e conhece um pouco de história da igreja, se depara com uma realidade assustadora ao confrontá-la com a situação da comunidade evangélica atual. É lastimável e preucupante a frieza espiritual do povo cristão. Temos em nosso meio: Líderes de ministérios e pregadores causando escândalos, famílias cristãs se desestruturando, crentes se afastando da fé, mensagens abordando mais bençãos do que Deus e vida de santidade, mensagens que seguem mais uma linha  motivacional para ter, possuir, conquistar, ser bem sucedido do que vida com Deus. Não estou falando contra a fé bíblica para receber o favor do Senhor; me refiro a essa agonia em que virou nossos púlpitos onde os pregadores parecem mais consultores (Lair Ribeiro e outros) que trabalham temas sobre pensamento positivo e motivação para ser pessoas de sucesso. Você já observou que crente hoje tem que ser rico? Isso sem falar na politicagem, idolatria a "profetas", fofoca, misticismo doentio, etc. Vivemos o antropocentrismo evangélico - o homem está no centro, tudo gira em torno dele na igreja. Deus? Bem, Deus é só pra ser usado (é a única palavra que encontro) como um "super-abençoador" que está sempre disponível em prol dos caprichos da igreja. 
                            Penso que o mundo veja Deus com certa vulgaridade graças a maneira como Ele é tratado e anunciado pelos que se dizem cristãos. Que vergonha essa situação que vivemos!
                            O mais chocante é vermos que alguns irmãos e líderes acham que tudo está muito bem. Dizem eles: "A igreja no Brasil vai bem... Estamos em franco avivamento... Somos em grande número nesta nação..." Tudo isso é verdade? Quais as implicações desse crescimento todo? Temos sido sal e luz nessa "pátria amada Brasil" ?
                             A despeito do grande número, ainda deixamos muito a desejar. Como diz o velho ditado: "Tamanho não é documento." Existe um orgulho no meio evangélico por causa da nossa influência política, nossa música de ponta, nossos artistas, atletas de cristãos, empresários, mega-templos, etc. Pra que esse orgulho bobo? 
                             Os candidatos políticos sabem que temos tamanho mesmo; e por isso correm atrás de nosso voto em época de eleição. Na realidade, deveriam vir a nós por outros motivos: por causa de Cristo em nós, buscar conselho, sede de salvação e mesmo para que orássemos por ele. Mas, infelizmente não tem sido assim. Essa ideia de que vai tudo bem e que somos o máximo me leva a Apocalipse 3:17-18 que diz:

                                   "como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta (e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu), aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças, e vestes brancas, para que te vistas,e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os olhos com colírio, para que vejas."

                               Temos nos gabado muito. Dizemos que somos, que temos, que podemos e que temos a força. Na realidade não é nada disso. Precisamos de mais humildade, vigilância e sobriedade. Os apóstolos e avivalistas do passado não agiam assim. Eram homens sérios e comprometidos com Deus.
                             Eu desejo com todo o meu coração que venha sobre esta geração um grande avivamento do Espírito. E que sejamos inflamados pelo amor e zelo de Deus! Ainda não veio o pleno avivamento; tudo indica que não. Mas virá. Vamos continuar crendo e orando. Enquanto não acontece no coletivo nada impede de experimentá-lo em minha vida pessoal. Vamos pedir a Deus que comece  em nós.
                              Vamos deixar a religiosidade e conformismo. Não está tudo bem!!! É momento de clamarmos com paixão e constância. Então, os céus se abrirão e virá sobre nossa geração um avivamento tão maravilhoso como nunca se falou na história.
                                Não temos do que nos gloriar. Nosso conhecimento teológico, nossa música, nosso dinheiro... de que valem sem a presença de Deus? Chega de arrogância! É tempo de nos prostrarmos! e orar como o profeta Habacuque:

                          "... na ira lembra-te da misericórdia."
                          
                         
                         A Missão Intinerante Edificar estar disponível para pregar em sua cidade e ministério. Faça contato conosco.

3 comentários:

  1. Very nice picture, and your blog as a whole is nice to watch and read. I like your blog. Come take a look Teuvo images www.ttvehkalahti.blogspot.com blog and tell all your friends why you should visit Teuvo Photos blog, because that may be your country's flag to rise higher in my blog. Syyserveisin Teuvo Vehkalahti Suomi Finland

    ResponderExcluir
  2. A Paz do Senhor amada irmão!!!
    na verdade hoje nos vemos que as pessoas estão indo buscar bens materias como carro e casas de luxo,e não a Deus, muitos nem le a biblia querem, que Deus de riquezas,aceitam tudo o que falam para eles sem consultar a palavras de Deus e falsos profetas arrastando multidões para escuridão ,pregando riquezas na terra,e muitas coisas mas. continui assim mostrando a realida e falando da palavra de Deus.
    fique na paz do senhor

    ResponderExcluir
  3. Devido a dificuldade apresentada pela vida cristã alguns líderes começaram a relaxar a doutrina, pensando que DEUS está preocupado com quantidade de pessoas que serão salvas, e com isso começaram a alargar a porta estreita, muito triste mas já estava previsto pelo SENHOR, que nos útimos tempos apareceriam pastores que apacentariam a si mesmo, precisamos estar ligados e não deixar a chama cristã se extinguir dentro de nós.
    Graça e paz.

    ResponderExcluir